12º Congresso Norte/ Nordeste de Gestão em Saúde – 2023

12º Congresso Norte-Nordeste de Gestão em Saúde será realizado no dia 25 de outubro de 2023 e é um dos principais encontros de debate na nossa região, sempre tratando de assuntos relevantes e pertinentes ao setor saúde, sendo o guarda chuva dos eventos acadêmicos que acontecem durante todo o período da Feira de Equipamentos Hospitalares – Hospitalmed. O evento será realizado com vagas limitadas respeitando todos os protocolos sanitários e configura-se como uma grande oportunidade para que líderes e executivos de saúde troquem experiências sobre como melhorar a qualidade dos serviços de saúde e, ao mesmo tempo, aumentar o custo-benefício dos tratamentos, estão se tornando cada vez mais os principais objetivos das empresas do setor, visando a sustentabilidade dos Estabelecimentos em Saúde, a proteção ambiental, a justiça social e o gerenciamento ético, trazendo como tema central “SAÚDE DIGITAL A NOVA REVOLUÇÃO DAS FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – IA E SEUS IMPACTOS NA GESTÃO DOS SISTEMAS DE SAÚDE”.

Associados Sindhospe – Gratuito

Não associados – R$ 200,00

14:20h – Abertura

Dr. George Trigueiro – Presidente do SINDHOSPE e ENAESS

14:30h – Palestra Magna – Saúde Digital e Tecnologia

Palestrante: Dr. Giovanni Cerri – Presidente dos Conselhos dos Institutos de Radiologia (InRad) e de Inovação (InovaHC), do Hospital das Clínicas da FMUSP | Presidente do Instituto Coalizão Saúde (ICOS)
Anfitrião: Dr. George Trigueiro – Presidente do Sindhospe e ENAESS

PAINEL 1 | A inteligência Artificial e seu potencial na Gestão em Saúde

15h – Palestra – Ética e Responsabilidade na Fronteira entre o Humano e o Artificial
Palestrante: Prof. Fabiano Tonaco Borges – Diretor da Estratégia Latino-Americana de Inteligência Artificial (ELA-IA), Doutor em Odontologia Social pela UNESP e University de Massachusetts Lowell (EUA), Pós Doutorado na UNICAMP, Escuela Andaluza de Salud Pública e Universität Tübigen (Alemanha), Professor Adjunto do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT.

15:20h – Palestra – Inteligência Artificial na Saúde: Banco de Imagens do SUS e interoperabilidade
Palestrante: Dr. Pedro Vieira – Head da Plataforma Nacional de Inteligência Artificial para Imagens Médicas do SUS (Hospital Albert Einstein)

15:40h – Os Desafios da transformação digital do SUS e as potencialidades da inteligência artificial.
Palestrante: Dr. Gustavo Godoy – Médico, Professor e Gestor. PhD em Educação Tecnológica pela UFPE, Docente do curso de medicina do Núcleo de Ciências da Vida. Atualmente,  Gerente Geral de Saúde Digital da Secretaria Municipal de Saúde do Recife, onde coordena as ações de transformação digital, como o Atende em Casa, serviço público de teleassistência ao cidadão e o registro eletrônico de saúde, plataforma de interoperabilidade do SUS municipal.

16h – Debate e perguntas

Debatedora/Moderadora: Dra. Shirley Cruz – chefe do setor de TI e Saúde Digital do Hospital das Clínicas da UFPE, onde coordena o programa de saúde do hospital, assim como atua como pesquisadora de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em saúde e tecnologia. Doutora em ciência da computação com experiência na área de inovação e transformação digital.

16:20h – Momento Especial – CBEXs

PAINEL 2 | Inovação e Tendências em Inteligência Artificial na Gestão de Saúde

16:30h – Palestra – O papel da inteligência artificial na melhoria da experiência do paciente.
Palestrante: Dr. Jean Patrick Champeval – Diretor de Produtos na Vectra Consultoria e Serviços e Business Development Manager da HIS Tecnologia

16:50h – PalestraTransformando dados em informação para a tomada de decisão em Saúde – lições aprendidas, desafios e oportunidades.
Palestrante: Prof. Starch Souza – Mestre em Ciência da Computação pela UFPE  em Inteligência Computacional, Atualmente, é consultor, professor de TI, e atua em projetos P&D ANEEL e de Big Data Analitycs.

17:10h – PalestraInteligência Artificial Ligada aos Negócios  em Saúde
Palestrante: Prof. Raniere Pimenta – Raniery Pimenta é graduado em Administração, com ênfase em Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; instituição onde concluiu Mestrado também em Administração, com ênfase em Gestão da Informação. Desde 2018, é diretor regional do Senac RN.

17:30h – Debate e perguntas

Debatedor/Moderador: Prof. Fernando Sales – É Engenheiro em Eletrônica pelo ITA, é Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP e Gerente de Projetos Profissionais pelo PMI. Professor de Engenharia Biomédica pela UFPE e Pesquisador Sênior no Núcleo de Gestão do Porto Digital e no Núcleo de Telessaúde da UFPE.  Nos últimos anos, vem se dedicando à Saúde Digital, Telessaúde, Inteligência Artificial Aplicada à Saúde, Inovação aberta e liderança.

18h – PREMIAÇÃO – 6ª Edição do Prêmio Sindhospe de Gestão Hospitalar, Homenagens e ENCERRAMENTO

Comissão acadêmica: Eurico Noblat, Shirley Cruz e Starch Souza

Comissão Organizadora: George Trigueiro, Iberê Monteiro, Silvio Marinho e Eurico Noblat

Coordenação Geral: Eurico Noblat